sexta-feira, 4 de maio de 2012

Uma longa viagem, de Lúcia Murat

Amanhã, sábado, 5, o Memorial da Resistência de São Paulo realiza a pré-estreia e debate de "Uma longa viagem", um filme dirigido por Lúcia Murat. O filme acompanha a história de três irmãos, com a linha dramática conduzida pela trajetória do caçula que vai para Londres, em 1969, enviado pela família, para não entrar na luta armada contra a ditadura no Brasil, seguindo os passos da irmã. Durante os nove anos em que viaja pelo mundo, ele escreve cartas. O documentário apresenta cronologicamente algumas dessas cartas, entrecortado por entrevistas com o irmão. Os comentários em off da irmã, presa política que virou cineasta e viaja pelo mundo, diferentemente do irmão, obrigado a enfrentar diversos problemas em suas viagens, fazem um contraponto à entrevista e às cartas.

Um documentário que evoca a memória, não só pela forma como é feita a investigação, mas, também, sobre o tema central do filme: a morte do terceiro irmão. O filme estreia em São Paulo, no dia 11 de maio.

"Uma longa viagem" foi exibido no Festival de Paulínia e recebeu o Prêmio da Crítica de Melhor Documentário, além dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção de Arte, Prêmio do Júri Popular e Prêmio Estudantil no Festival de Gramado.

Cartas, fotografias e cartões postais utilizados no filme serão expostos numa vitrina no Centro de Referência do Memorial da Resistência a partir do dia 27 de abril.

Saiba mais sobre o filme acessando o link http://www.taigafilmes.com/longaviagem/index.htm

Assista ao trailer no link http://youtu.be/FYturHzPAeQ

Em virtude da limitação de vagas, os interessados deverão retirar a senha com 30 minutos de antecedência.

PROGRAMAÇÃO

05 de Maio

14h: Exibição do filme Uma Longa Viagem

15h30: Debate com a diretora do filme Lúcia Murat e o ator Caio Blat

Mediação: Kátia Felipini Neves (Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo)

Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Luz
Auditório Vitae – 5º andar

2 comentários: