sexta-feira, 6 de maio de 2011

Exposição Fotográfica em Cubatão reconta história da ditadura no Brasil

Está aberta ao público a Exposição "Direito à memória e à verdade - a ditadura no Brasil, 1964-1985", que reúne fotos e textos sobre o período turbulento da ditadura militar. A ideia do projeto é levar à população o conhecimento sobre esse período da vida nacional. A abertura oficial contará com a exibição do documentário "Ato de fé", sobre a participação da igreja no período ditatorial.

A Mostra reúne paineis compostos por 110 fotografias, são imagens que marcam desde a deflagração do golpe militar, em 1964, à retomada da democracia, passando por revoltas estudantis e pelas campanhas de anistia e das "Diretas Já". A exposição traz ambientação sonora e visual, conduzindo o público a uma viagem no tempo. São registros de um passado marcado pela violência e pela violação aos direitos humanos.

As imagens, publicadas pela imprensa naquele período, muitas vezes sem crédito de autoria, foram pesquisadas no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Todo o levantamento de informações foi realizado por uma equipe da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Cubatão recebe a mostra justamente no ano em que o governo municipal junta forças e realiza ações para manter viva a memória dos tristes acontecimentos do período da ditadura militar. "Essa exposição e outras atividades que realizaremos em 2011 têm como objetivo relembrar o período da ditadura e valorizar nossa democracia, conquistada a um alto preço. Preservando a memória, contribuímos para que a história de repressão não se repita", afirmou o secretário de Cultura, Welington Borges.

A Exposição fica em Cubatão até dia 15/5, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº), com entrada franca. Desde 2006, a mostra já passou por mais de 80 cidades em vários estados brasileiros e até em Portugal. O projeto tem parceria com o Centro de Direitos Humanos Irmã Maria Dolores.

A programação inclui o Seminário "Direito à memória e à verdade", que acontece no dia 9/5, a partir das 19h, no Bloco Cultural, com a participação de nomes como Ivan Seixas (pres. do Conselho Estadual dos Direitos Humanos), Rose Nogueira (pres. do Grupo Tortura nunca mais), Antonio Funari Filho (pres. Da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo), Luiz Gonzaga Dantas (ouvidor das polícias do Estado de São Paulo) e o deputado estadual José Cândido (pres. da Comissão dos Direitos Humanos na Assembleia Legislativa de São Paulo).

Serviço

Exposição "Direito à memória e à verdade - a ditadura no Brasil, 1964-1985"
Abertura dia 3/5 às 20h - a mostra fica até 15/5, das 9h às 17h
Local: Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº)
Gratuito

Seminário "Direito à memória e à verdade"
Local: Bloco Cultural (Pça. dos Emancipadores, s/nº)
Data: 9/5 às 19h
Gratuito

Um comentário:

  1. Me satisfaz saber que em muitos segmentos estão sendo revelados esse período de nossa história. Há tão pouco tempo atrás pouco se falava sobre.

    ResponderExcluir